Este blog foi criado com o intuito de mostrar algumas práticas pedagógicas aplicadas durante o período letivo, disponibilizar atividades on-line de acordo com a grade curricular, despertando interesse dos alunos no processo ensino- aprendizagem. E ainda divulgar eventos e atividades extracurriculares oferecidas aos alunos desta instituição, como aulas de violão, coral infantil, peças teatrais e palestras.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Professores receberam mini curso que os habilitaram a melhor inserção da informática como auxílio pedagógico
           
Demonstração do uso do data show.
          Os professores e funcionários da Escola Estadual José Ângelo dos Santos participaram do mini curso "A informática no processo de ensino e aprendizagem" que foi um dos Módulos abordados na "Formação Continuada", teve início no dia 16 de abril e término no dia 28 de maio, totalizando 18 horas.
          O objetivo deste mini curso foi o de preparar os professores para que os mesmos possam utilizar mais a informática como auxílio pedagógico em suas aulas, tornando-as mais atrativas e dinâmicas.
         Os temas abordados foram: "Noções de Hardware e Software", onde os participantes conheceram as principais peças que compõem  o computador, diferença entre softwares, utilitários e aplicativos, e ainda uma parte prática em que cada um teve que conectar os dispositivos de entrada e saída mouse USB e PS2, teclado, monitor, caixa de som, data show e pen drive no gabinete, de forma que o computador ligasse e todos os dispositivos funcionassem. E ainda aprenderam como utilizar o data show do Proinfo Urbano e conectá-lo se for preciso ao notebook. 
Hardware, conhecendo as principais peças.
          Outro tema: "Conhecendo a interface do Linux Educacional 4.0", em que eles visualizaram o Menu LE que dá acesso as possibilidades do Sistema, a Barra do Edubar, a Barra Inferior e os Programas Educacionais já instalados no LE 4.0.
          Além desses temas: "Introdução ao LibreOffice Writter e Impress", em que aprenderam a criar textos, tabelas, formatá-los, criar pastas e salvar arquivos. E ainda criar apresentações de slides através e aulas literalmente práticas.
         
Ligando o computador.
         Ademais, receberam dicas do uso da informática para a realização de suas aulas, como buscar e baixar vídeos no you tube através do navegador Mozilla, preparar aulas com apresentação de slides, explorar jogos educativos instalados no Linux Educacional 4.0 ou acessar em sites com links existentes no blog da escola.
            No final do mini curso, os professores apresentaram uma aula dada aos alunos no período regular, onde foi utilizado algum recurso multimídia. Os resultados foram satisfatórios, eles puderem ver que a informática facilita muito na preparação e compreensão das aulas, além de torná-las diferenciadas e atrativas e os alunos demonstraram grande interesse pelas aulas, através a participação ativa e crítica.       
        
Por: Kátia Daniela R. Silva
Técnica do LIED
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário