Este blog foi criado com o intuito de mostrar algumas práticas pedagógicas aplicadas durante o período letivo, disponibilizar atividades on-line de acordo com a grade curricular, despertando interesse dos alunos no processo ensino- aprendizagem. E ainda divulgar eventos e atividades extracurriculares oferecidas aos alunos desta instituição, como aulas de violão, coral infantil, peças teatrais e palestras.

terça-feira, 19 de abril de 2011

19 de Abril dia do Índio

     Nesta data comemora-se o dia do índio, porém não adianta lembrar deles somente neste dia, pois eles fazem parte da nossa história e tem muito a nos ensinar.
      Quer saber porque esse dia? Bem, é que nessa data, no ano de 1940, foi realizado o I Congresso Indígena da América Latina, no México, com objetivo de divulgar a cultura indígena em toda a América e também para que os governos criassem normas em relação à qualidade de vida dos povos indígenas, que ainda sofriam com a discriminação do homem branco.
Como vivem os índios?
      Quando observamos uma aldeia indígena na televisão ou em revistas podemos perceber que o modo de vida dos índios é bem diferente do nosso, não é mesmo? Pois realmente é, mas com aspectos interessantes que valem a pena conhecer!
        Os índios vivem de forma muito organizada e harmônica. Cada tribo tem um cacique, que é o chefe e um pajé, que é uma espécie de médico para eles. Os pajés conhecem tudo sobre males do corpo e do espírito e também quais as plantas e ervas que podem ser utilizadas em cada caso.
        A aldeia onde vivem é chamada de taba e nela existem dois tipos de casas: as simples, onde vivem apenas uma família e são chamadas de ocas e as casas coletivas, que são chamadas de malocas.
        As casas são construídas com uma mistura de barro e sua estrutura é sustentada por pedaços de madeira. Para fazer os telhados, os índios utilizam palha trançada ou grandes folhas de árvores.
        Esta forma de construção é barata e segura para algumas regiões sem muitas variações climáticas, por isso é utilizada em alguns locais do Brasil, principalmente no Nordeste e na Amazônia. São as casas de pau-a-pique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário